Projeto em desenvolvimento; as informações contidas aqui estão em fase de análise e sujeitas a alterações.

Abdala Fraxe

O deputado estadual Abdala Habib Fraxe Júnior nasceu em Boa Vista (RR), no dia 19 de setembro de 1969. Veio para Manaus aos 16 anos para dar continuidade aos estudos.

É casado com Shádia Hauache Fraxe e tem três filhas: Náhida Hauache Fraxe, Dânia Hauache Fraxe e Nayla Hauche Fraxe.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no período entre 1995 e 1998, Fraxe foi o primeiro diretor-executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Manaus (OGMO), instituição criada por determinação da lei 8.630/93 que previa a modernização dos portos.

Na época em que foi gestor, mais de 500 funcionários avulsos do porto, que não possuíam carteira assinada, mas trabalhavam há muitos anos prestando serviços, alguns até com idade superior a 70 anos, foram aposentados e indenizados pela administração do porto, por meio de uma mobilização feita pela OGMO no sentido de modernizar as operações no local.

Na mesma época, Abdala Fraxe foi membro do Conselho de Autoridade Portuária. E, de 1998 a 2003, o atual deputado foi diretor do Sindicato de Revendedores de Combustível do Amazonas.

Em meados de 2000, Fraxe começou a militar partidariamente. Ele concorreu em dois pleitos para vereador e três vezes para deputado estadual, sendo eleito para o seu primeiro mandato na terceira tentativa, nas eleições de 2010, com 17.500 votos.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), já no seu primeiro mandato, o deputado ocupou o cargo de 2º. secretário da Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. Em 2012, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). De abril a dezembro de 2014, teve a importante missão de comandar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.

Foi reeleito no pleito de 2014, com 23.626 votos. Em 2015, foi eleito secretário geral da Mesa Diretora e, no mesmo ano, iniciou o comando da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), levando a instalação da comissão a 57 câmaras municipais do Amazonas, por meio do Programa de Interiorização da CDC.

Foi eleito vice-presidente da Mesa para o biênio 2017/2018. Do dia 9 de maio até 4 de outubro, com a saída do presidente David Almeida para assumir interinamente o Governo do Estado, pela linha sucessória, Fraxe presidiu os trabalhos na Aleam, dando início às atividades em todas as sessões plenárias, de forma assídua e pontual. Com o retorno do deputado David à presidência da Aleam, Abdala voltou a exercer a vice-presidência da Casa, auxiliando o presidente a dirigir o parlamento estadual de forma eficiente, para dar respostas rápidas à população do Amazonas.

No biênio 2021/2022, da 19ª Legislatura, ocupou a presidência da Comissão de Esporte e Lazer da Aleam.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito deputado estadual para o seu quarto mandato, pelo Avante, com 46.287 votos.

Histórico de Votações